segunda-feira, 5 de abril de 2010

Apresentações de trabalhos
O PIBID não é apenas um programa que capacita o acadêmico para a docência, ele também auxilia no processo de formação desses graduandos, pois faz com que escrevam, reflitam sobre suas experiências e as divuguem através de eventos. Uma grande novidade nesse sentido são os trabalhos dos acadêmicos do curso de matemática, que serão apresentados no XV ENDIPE.
Para quem ainda não conhece, o ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - é um evento científico que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas à temática da formação docente. A finalidade do ENDIPE é socializar os resultados de estudos, pesquisas e práticas. Portanto, é de fundamental importância que os bolsistas do PIBID se arrisquem e compartilhem suas experiências.
Os trabalhos serão apresentados em forma de painel onde além de apresentarem, terão um espaço para discussões. Aqui você pode conferir os resumos enviados.

O PROJETO PIBID E O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DE ENSINO E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

COSTA, Dailson Evangelista
Licenciando em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
PUPIM, Wagner Barbosa
Licenciando em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
OLIVEIRA, Thiago Henrique Pinto
Licenciando em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
PEREIRA, Marcos José
Licenciando em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
SILVA, Magna Conceição
Licencianda em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
SANTOS, Vangela Azevedo dos
Licencianda em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
MAFRA, José Ricardo e Souza
Professor UFT/Araguaína/Coordenador de área – PIBID/CAPES

Resumo do Painel: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em desenvolvimento desde novembro de 2008 na Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem como um de seus objetivos principais a preparação de graduandos em cursos de licenciatura, para o exercício do magistério e o desenvolvimento de pesquisas educacionais tendo em vista a exploração de perspectivas alternativas de práticas e instrumentos para o ensino e a aprendizagem de conhecimentos para a Educação Básica. O Projeto é atualmente desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, no Colégio Estadual Jardim Paulista em Araguaína/TO e conta com a atuação de 21 bolsistas, 04 supervisores e 04 coordenadores de áreas vinculados aos cursos de licenciatura em Ciências: habilitação plena em Matemática, Letras, Geografia e História, no campus da UFT. Este trabalho tem como objetivo abordar algumas das atividades instrumentais, pesquisas e desdobramento de ações desenvolvidas pelo grupo de alunos bolsistas do curso de matemática e relacionadas com a organização inicial, produção e montagem de dispositivos instrumentais para o ensino em um Laboratório Didático de Matemática e um Laboratório de Informática vinculado ao curso. Mostra ainda as práticas docentes vivenciadas pelos acadêmicos vinculados ao Projeto PIBID a partir da elaboração, discussão e execução de micro-aulas em ambientes de aprendizagem e os desdobramentos em termos de impressões, significados e posturas de futuros professores quando submetidos ao exercício preliminar do magistério. Por último indicamos o desenvolvimento, planejamento e a realização de atividades interdisciplinares pelos bolsistas de todas as áreas envolvidas no Projeto, em Araguaína, a dinâmica de desenvolvimento e os resultados alcançados durante os primeiros doze meses de desenvolvimento do referido Projeto.
Palavras chave: Educação, Práticas de Ensino, Interdisciplinaridade.
PRÁTICAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA


OLIVEIRA, Thiago Henrique Pinto
Licenciando em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
SANTOS, Vangela Azevedo dos
Licencianda em Matemática – UFT/Araguaína/Bolsista PIBID/CAPES
MAFRA, José Ricardo e Souza
Prof. Dr. Coordenador de área – PIBID/CAPES

RESUMO: A prática no ensino de matemática vai além do contato com os alunos, pois antes do exercício do magistério fazem-se reflexões, estudos teóricos e experimentações do ponto de vista prático à cerca do ensino da matemática. Objetivando relatar as experiências obtidas através das práticas docentes vivenciadas pelos acadêmicos vinculados ao Projeto PIBID, do curso de Ciências: habilitação plena em matemática, em Araguaína/TO, este trabalho aponta os encaminhamentos relacionados às práticas efetivas e introdutórias, do ponto de vista de sua formação primeira, desenvolvidas pelos bolsistas. Tais práticas consistiram de: leitura e debates de textos referentes à educação matemática, práticas de ensino e didática da matemática; elaboração e discussão de planos de aula convertendo-os em pequenas aulas objetivando verificar a aplicabilidade dos planos. Em um momento posterior, estas mini aulas foram, de fato, aplicadas/executadas pelos bolsistas de matemática, em turmas de ensino fundamental do Colégio Estadual Jardim Paulista, na cidade de Araguaína. Alguns resultados obtidos, a partir dos depoimentos dos bolsistas em forma de questionário, indicam experiências muito significativas e adquiridas pelos bolsistas durante a prática docente. Do ponto de vista da formação primeira dos bolsistas essas experiências tendem a estabelecer mudanças de concepções dos futuros professores, além de proporcionar atitudes singulares para que a direção coerente entre o exercício da prática e a realidade (muitas vezes dura) da sala de aula seja equilibrada. Tal experiência se mostra necessária e válida, a partir dos objetivos propostos pelo Projeto PIBID, no que se refere à iniciação docente e o processo de formação dos graduandos, a partir do aperfeiçoamento gradativo e a aquisição de experiência própria por parte dos mesmos.

Palavras chave: Prática de ensino. Estágio. PIBID

2 comentários:

  1. Muito interessantes as atividades do projeto, acabei de ler o artigo: Educação Matemática: Influências do PIBID nas Práticas de
    Ensino, em que são descritas as atividades do PIBID aí de Tocantins e gostei demais, principalmente em se tratando do ambiente de reflexão que vocês tanto se referem e buscam, como também o objetivo interdisciplinar inerente nestas práticas, que acredito, deveria ser o foco de toda licenciatura: a interdisciplinaridade.

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  2. Bolsa para médico trabalhar no SUS antes de obter o diploma: R$ 10.000,00

    Bolsa para voce preparar oficinas e unidade didática afim de melhorar a educação nesse país fudido: R$ 400,00

    Depois falam que a educação é prioridade.

    A Corda povinho!

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/medicos-conhecerao-paciente-como-um-todo-e-nao-pedacos-diz-padilha.html

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